AS NOSSAS OFICINAS GERALMENTE SÃO PENSADAS, ACERCA DA LEITURA DE UM LIVRO, O QUE FAZ COM OS ALUNOS TENHAM MAIS PRAZER EM LER E VIAJAR CONOSCO EM DETERMINADOS TEMAS IMPORTANTES A SEREM TRABALHADOS, MAS COM MUITA CRIATIVIDADE E LUDICIDADE, ALÉM DE SER UMA OPORTUNIDADE DE PARTICIPAREM E SEREM OUVIDOS TAMBÉM.
Nesta oficina, trabalhamos com os alunos a prática da pintura soprada, que com o auxílio do canudo construímos um lindo mural. A leitura feita foi do livro “OMBELA”, de ONDJAKI, que relata que nem sempre a vida nos oferece dias bons, todos temos dias tristes também, em que a autora ao falar de tristeza faz nascer a chuva. As crianças se divertiram e acharam o máximo a lindeza de mural confeccionado a partir de seus sopros.
Após a leitura do livro de BELL HOKS, “A PELE QUE EU TENHO”, houve um momento de escuta dos alunos, em que os mesmos trouxeram suas impressões sobre o tema raça e cor de pele, e como atividade, com o uso das tintas em tons de pele, eles precisavam escolher a tinta que tivesse mais próxima de sua cor, o que gerou o levantamento de muitas questões em sala e consequentemente a oportunidade da mediação e discussão acerca de um assunto que deve, com muita urgência, ser inserido nas pautas escolares. No final, eles se divertiram, e alguns capricharam desenhando unhas coloridas e anéis no quadro que elaboraram.
Nesta aula, fizemos a leitura do livro de JESSICA LOVE, “JULIAN É UMA SEREIA” falamos sobre o carnaval e o samba, que fazem parte da nossa cultura e que além da diversão, conta a história do nosso povo, denuncia atitudes preconceituosas, além de abordar temáticas importantes de nosso dia a dia.Trabalhamos com a colagem de um rabo de sereia de emborrachado onde as crianças usavam a criatividade para completar como imaginassem. Também com uma caixa com alguns instrumentos musicais feito com material reciclável ou de brinquedo, em que eles fizeram um bloquinho na sala para tocar e dançar.Uma aluna falou: Até pensei estar no “Copo Cheio” (Um bar que toca música ao vivo em que ela vai as vezes com os responsáveis).Tivemos uma aula muito divertida, de muito barulho e carnaval com as crianças.
Nesta aula, trabalhamos “DIVERSIDADE”, de TATIANA BELINKY, e após a leitura, conversamos com os alunos sobre a temática e seus aspectos, seja Cultural, físico ou comportamental, pois a vida é diversa, e mesmo sendo diferente é necessário o respeito para termos uma sociedade onde todos vivam bem. Ouvimos das crianças, que ser diferente não tem haver com ser melhor ou pior. A diversidade na cor da pele, na textura dos cabelos e nos costumes torna o mundo mais divertido e colorido.
Para as crianças diversidade é diversão. Falando em diversão, propusemos às crianças que brincassem juntas, independente do gênero que erroneamente determinadas brincadeiras sugerem. Notamos quem algumas ainda apresentam alguma resistência, pois acreditam que há brincadeira para meninos e meninas. Então, nós a convidamos para brincar de bola de gude, pular corda, pular elástico e apito e todos participaram, entenderam que bastava querer e gostar, que as pessoas podiam e deviam brincar e se divertir.
Desta vez, trouxemos para a turma a leitura do livro “O VOO DO GOLFINHO” de ONDJAKI, que tem como tema o desejo de liberdade em todos os que são capazes de sonhar, sejam eles plantas; homens ou animais, além da diversidade. Ao término da leitura, pedimos às crianças que desenhassem na folha A4, qual animal já sonharam em ser e depois que se apresentassem em palco improvisado de teatro para os colegas. Foi muito divertida essa atividade junto às crianças, muitas delas ficaram maravilhadas com as representações dos amigos. Teve onça, tubarão, borboleta e muita descontração. Uma proposta de atividade leve, onde trabalhamos a imagem, a criatividade e os movimentos de forma lúdica e animada.
Neste dia, fizemos a leitura do livro “TENTA”, da PAULINA CHIZIANE, que propõe a reflexão sobre a pequenez e a soberba do ser diante da plenitude do ser, de uma maneira muito leve e simples, e sendo o xodó da garotada. Como atividade, propusemos a elaboração do brinquedo africano Balagandã. Com papel crepom, fita adesiva e barbante, construímos um colorido brinquedo, e eles ficaram encantados e foram capazes de se divertir mesmo na simplicidade.