AS NOSSAS OFICINAS GERALMENTE SÃO PENSADAS, ACERCA DA LEITURA DE UM LIVRO, O QUE FAZ COM OS ALUNOS TENHAM MAIS PRAZER EM LER E VIAJAR CONOSCO EM DETERMINADOS TEMAS IMPORTANTES A SEREM TRABALHADOS, MAS COM MUITA CRIATIVIDADE E LUDICIDADE, ALÉM DE SER UMA OPORTUNIDADE DE PARTICIPAREM E SEREM OUVIDOS TAMBÉM.
Projeto letramento e capoeira
Atividade – Abertura das docências – 2023
Docente responsável – Ana Cláudia e Valdenor
Data – 22 de março de 2023
Neste primeiro encontro, exploramos a música “Onde o Brasil aprendeu a liberdade” para sensibilizar os estudantes a respeito do tema das relações étnico-raciais na escola e engajá-los no projeto de pesquisa no ano de 2023; além da canção, propusemos uma reflexão sobre rimas e, nos pequenos grupos, os estudantes produziram listas de palavras da música que apresentavam os mesmos sons finais.
Projeto letramento e alfabetização
Atividade – Culinária africana
Docente responsável – Ana Claudia
Data – 29 de março de 2023
Nesta atividade, exploramos a importância da culinária africana na formação dos hábitos alimentares brasileiros, destacando pratos típicos do nosso cardápio, tais como: cuscuz, angu, acarajé, feijoada, canjica, refletindo sobre as comidas preferidas dos estudantes e sua relação com a recriação de receitas de acordo com a região do país.
Projeto capoeira
Atividade – metodologia de ensino da capoeira
Docente responsável – Ana Claudia e Mestre Valdenor
Data – 26 de abril de 2023
Nesta docência compartilhada, recebemos o mestre Anande das Areias para apresentar aos estudantes a história da capoeira no Brasil, sua importância como manifestação cultural afro-brasileira e suas relações com a resistência frente às opressões vividas hoje pelo povo negro na sociedade; ademais, o grupo participou de dinâmicas corporais envolvendo os principais movimentos e golpes da capoeira, assim como explorou os instrumentos que compõem a base da percussão das músicas cantadas nas rodas e formam o acervo do cancioneiro desta arte ancestral, tais como o atabaque, pandeiro e, sobremaneira, o berimbau.
Projeto capoeira e letramento
Atividade – produção de acróstico a partir de palavras-chave da capoeira
Docente responsável – Ana Claudia e Mestre Valdenor
Data – 17 de maio de 2023
A proposta da docência compartilhada de hoje centrou-se em torno da criação de acrósticos, uma espécie de poema na qual a combinação de letras dá origem a uma palavra (na vertical), por meio de palavras-chave da capoeira, tais como “Angola”, “berimbau” etc.; os estudantes tiveram a oportunidade de conhecer mais informações a respeito da história desta arte ancestral, explorando lendas que envolvem o instrumento berimbau, as partes que o compõem e seus diferentes toques; ao final, o grupo compartilhou as suas produções para socializar as ideias e aprendizagens.
Projeto Letramento e alfabetização
Atividade – leitura de rótulos para escrita de novas palavras
Docente responsável – Ana Claudia
Data – 23 de maio de 2023
Neste encontro, os alunos tiveram a oportunidade de praticar as habilidades de leitura e escrita, bem como estabelecer relações entre a escrita das palavras de uso cotidiano e de novas palavras derivadas da leitura de rótulos de embalagens dos produtos consumidos na preparação dos pratos culinários na família; por meio de uma análise de partes menores das palavras (sílabas), lidas nos nomes dos produtos compartilhados, propusemos um exercício de valorização da sonoridade da língua portuguesa a fim de ampliar o conhecimento dos alunos a respeito das propriedades do sistema de escrita alfabética; para cada nome lido, novas palavras eram criadas, considerando a correspondência entre grafema e fonema e escritas em forma de uma lista de descobertas.
Projeto Letramento e capoeira
Atividade – exploração e construção de quadras
Docente responsável – Ana Claudia e mestre Canário
Data – 31 de maio de 2023
Na docência compartilhada de hoje, concentramos as discussões em torno da composição das quadras da capoeira, cantigas compostas por estrofes de 4 a 6 versos, que narram as lutas, a história e o legado dessa arte ancestral na formação da cultura afro-brasileira. As quadras são típicas da modalidade da capoeira regional, idealizada pelo mestre Bimba, que traz como diferencial a bateria composta por dois pandeiros e um berimbau. Nesta dinâmica, propusemos a apresentação de um vídeo denominado “5 quadras da Capoeira Regional” para a exploração de seu conceito e conversamos sobre as ideias de outras quadras compostas, em contexto, por capoeiristas, ou seja, textos que costumam ser de autoria, criados a partir do campo de atuação, de prática da capoeira na qual estão inseridos.
Projeto Letramento e capoeira
Atividade – Letramento e alfabetização
Docente responsável – Ana Claudia e mestre Canário
Data – Setembro de 2023
Na docência compartilhada dos encontros de setembro, demos início ao projeto de produção de um “livro de memórias” a partir do registro dos relatos orais dos estudantes do grupo da alfabetização sobre suas lembranças, fatos afetivos e memórias recortadas de momentos especiais vividos em suas histórias. A proposta está fundamentada na concepção de “escrevivência”, da intelectual e professora Conceição Evaristo e tem como intenção principal a distribuição de saberes produzidos pelos alunos em seus contextos de opressão para criar um material a ser utilizado por outros grupos da EJA, ligados à alfabetização.