AS NOSSAS OFICINAS GERALMENTE SÃO PENSADAS, ACERCA DA LEITURA DE UM LIVRO, O QUE FAZ COM OS ALUNOS TENHAM MAIS PRAZER EM LER E VIAJAR CONOSCO EM DETERMINADOS TEMAS IMPORTANTES A SEREM TRABALHADOS, MAS COM MUITA CRIATIVIDADE E LUDICIDADE, ALÉM DE SER UMA OPORTUNIDADE DE PARTICIPAREM E SEREM OUVIDOS TAMBÉM.
OFICINA ESTENCIL
Nesta oficina, trabalhamos com os alunos a prática do estêncil, a partir da capa do livro “A vida não me assusta” de Maya Angelou. O que trouxe muito entusiasmo aos alunos, pois a elaboração da reprodução da imagem com tintas através do estêncil era algo novo e ainda não experimentado por eles. O livro em questão, traz como mensagem o quão valentes as crianças se tornam, quando decidem enfrentar os teus medos, sejam eles dragões; fantasmas; trovões e até mesmo os meninos brigões da escola. Foi uma atividade prazeroso e com grande participação dos mesmo, que se sentiram a vontade para falarem sobre os seus medos.
OFICINA LIGTH DESIGN
Foi muito divertido essa atividade junto as crianças, eles ficaram maravilhados com as artes que os seus corpos e movimentos eram capazes de reproduzir. Teve dança, pulos, poses em grupo, e tudo em frente a câmera. Uma proposta de atividade leve, onde trabalhamos a auto imagem, e o poder dos movimentos de forma descontraída e curiosa.
OFICINA CAPOEIRA
Mestre Graffit iniciou a oficina trazendo alguns movimentos de dança, mostrando aos alunos como se deve segurar o pandeiro e a melhor maneiro de tocá lo. Além disso, mostrou na prática sobre a importância da dança na nosso sociedade e nas escolas. Os educandos os educandos se maravilharam ao perceberem os ritmos de toque do berimbau e pandeiro. Todos participaram, crianças de todas as idades, do mais tímido ao mais ousado, tivemos até a participação de professores, como destaque o Professor Noguera, que abrilhantou a roda. Através desta oficina, fizemos valer a Lei 10.639/2003; que tem como um dos objetivos incluir no currículo escolar o ensino obrigatório da temática “História e Cultura Afro-brasileira”. E Fechamos mais uma oficina trazendo um pouquinho da nossa Cultura, e fazendo história na nossa escola!
OFICINA GRAFITTE
Nesta oficina, tivemos um convidado que mostrou aos alunos como é dado o grafitte, desde de seu começo até muros. Depois foi a vez das crianças laçarem as mãos nos papéis e produzirem a sua própria arte, puderam também ajudá-lo na produção de grafittes lindos e criativos em algumas paredes da escolas.
OFICINA DOS MONSTROS
Com a leitura de livros como, “Quando nasce um monstro” de Sean Taylor, “O fantástico alfabeto Lovecraft” de Jason Ciaramella e “Condomínio dos monstros” de Alexandre de Castro Gomes, que ao todo contam histórias de monstros, fantasias e afins, e que traz um mundo de possibilidades de cenários, personagens e criaturas. A atividade proposta foi que os alunos fabricassem os seus monstros, utilizando variadas cores e acessórios em sua montagem, e o resultado foi lindo e transbordou criatividade como é possível ver nas fotos.
OFICINA DE OKOTO
Após a leitura do livro “kakopi kakopi”, de Rogério Andrade Barbosa, propusemos às alunas e alunos a ida ao jardim da creche para catar as folhas caídas no chão e voltarem para a sala. A proposta da atividade, foi de livre escolha, sendo orientados apenas para fazer algum desenho no chão com as folhas, dizendo-lhes que era assim que as crianças da Índia brincavam.